
Judas foi até perto de Jesus e disse: — Mestre, que a paz esteja com o senhor! E o beijou (Mateus 26:49).
Você já teve contato com pessoas dissimuladas? Qual foi a sua experiência? Teve algum problema? Possivelmente sim. As pessoas dissimuladas ocultam seus reais sentimentos e suas verdadeiras intenções. Agem com falsidade e sabem fingir muito bem. São boas, na arte da interpretação. Podemos dizer que são hipócritas, ou seja, demonstram uma coisa, quando, na verdade, sentem ou pensam outra. Elas escondem sua verdadeira personalidade, na maioria das vezes, por interesse próprio, ou mesmo porque têm medo de se expor, e as pessoas ficarem sabendo quem elas são, de verdade.
Judas foi uma escolha pessoal de Jesus. O mestre convidou, um a um, os doze discípulos, com os quais desenvolveu uma verdadeira amizade e tinha comunhão com eles. No breve período, de três anos, ensinou-lhes os princípios básicos do evangelho, alertou quanto a atitudes que não deveriam ter, enfim, lhes proporcionou um treinamento impecável.
Mas, pelo seu caráter, Judas não se importou em trair a Jesus. Ele era ganancioso e invejoso. Daí, trinta moedas de prata, foram suficientes para que colocasse em ação, o plano de entregar o Mestre às autoridades.
Precisamos ser cautelosos com as pessoas dissimuladas, com as quais convivemos. Na medida do possível, devemos evitá-las, como disse Davi: Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores (Salmos 26:4).
O Senhor Jesus já havia alertado dizendo assim: Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes (Mateus 7:15). E Pedro, também deixou seu recado: portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência (1 Pedro 2:1).
Finalizo com a palavra do salmista, dando ênfase ao homem que tem discernimento.
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite (Salmos 1:1-2).
Salmos 1
1Felizes são aqueles
que não se deixam levar
pelos conselhos dos maus,
que não seguem o exemplo
dos que não querem saber de Deus
e que não se juntam com os que zombam
de tudo o que é sagrado!
2Pelo contrário, o prazer deles
está na lei do Senhor,
e nessa lei eles meditam dia e noite.
Salmos 26
4Eu não ando na companhia
de gente falsa
e não vivo com hipócritas.
Mateus 7
15 — Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.
1Pedro 2
1Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas.