
ONDE ESTÁ O REI DOS REIS?
— Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo (Mateus 2:2).
De alguma forma, os reis magos sabiam a respeito do nascimento de Jesus. Daí, procuraram saber onde Ele estava e foram direcionados para a cidade de Belém.
No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:9-11).
Assim com os reis magos, o homem precisa buscar a Deus. Muitas pessoas têm feito esta busca de diversas maneiras. No entanto, se equivocam e escolhem seguir por caminhos diferentes, motivo pelo qual não O encontram. Alguns até dizem que todos os caminhos levam a Deus.
Mas, fato é, que Jesus disse ser Ele o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chega até o Pai a não ser por Ele (João 14:6).
A Bíblia nos exorta a buscar a Deus. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Isaías 55:6).
Diz ainda: buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jeremias 29:13).
Os reis magos sabiam que algo sobrenatural estava para acontecer, e ficaram atentos aos sinais do céu. Ao se depararem com aquela linda estrela, deram um jeito de segui-la.
Hoje não precisamos de uma estrela para nos direcionar até onde está Jesus. Na verdade, Ele está aqui, bem pertinho, pronto para abençoar a todos que O buscam. Ele quer ser não apenas o Salvador, mas também, o Senhor da vida de todos os que n’Ele crerem.
Onde está Jesus na sua vida? Você o tem procurado, com perseverança e persistência, da mesma forma que os reis magos? Eles levaram presentes preciosos para Jesus.
Sabe o melhor presente você pode dar a Ele? Dá-me, filho meu, o teu coração (Provérbios 23:26).
Mateus 2
1Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. 2Eles perguntaram:
— Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.
3Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também ficou. 4Então Herodes reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei e perguntou onde devia nascer o Messias. 5Eles responderam:
— Na cidade de Belém, na região da Judeia, pois o profeta escreveu o seguinte:
6“Você, Belém, da terra de Judá,
de modo nenhum é a menor
entre as principais cidades de Judá,
pois de você sairá o líder
que guiará o meu povo de Israel.”
7Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles disseram. 8Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem:
— Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo.
9Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. 10Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. 11Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho.
Isaías 55
6Procurem a ajuda de Deus
enquanto podem achá-lo;
orem ao Senhor
enquanto ele está perto.
Jeremias 29
11Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 12Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. 13Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. 14Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o Senhor, estou falando.’
NATAL... TEMPO DE ALEGRIA OU TRISTEZA?
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:6).
Querido, estou grávida! Alguns maridos ficam sem respiração quando ouvem esta frase. Realizarão o sonho de serem pais e, em poucos meses, verão sua descendência. Acontecem os preparativos do quarto do bebê, seu enxoval, a escolha do nome, o chá de bebê, e a expectativa de sua chegada é enorme.
Finalmente, chega o grande dia. Nasceu o bebê! Que alegria! Como é bom tomar aquele pequeno ser nos braços e chamá-lo de filho(a)! Que alegria vivenciar este momento especial!
À medida que o Natal se aproxima, um misto de sentimentos domina o coração das pessoas. Algumas se alegram, pensando nas mesas fartas, nas sobremesas e, especialmente, nos presentes.
Porém, outras se entristecem. Acham que o Natal é uma data triste. Muitas delas ficam tristes não pela falta de dinheiro, mas porque lhes falta algo que não conseguem explicar.
Um anjo do Senhor apareceu a alguns pastores e lhes disse assim: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:10-11).
Foi a melhor notícia que o mundo poderia receber. Nascera Jesus, o Salvador. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! (Lucas 2:13-14).
Acho importante comemorar o Natal. Apesar de não sabermos a data certa do nascimento de Jesus, devemos nos alegrar. Precisamos focar no motivo do nascimento de Jesus, da mesma forma que os pastores, que voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito (Lucas 2:20).
Por que o Natal deve ser um tempo de alegria? Pela celebração do nascimento de Jesus, cuja missão foi proporcionar a salvação a todo que n’Ele crer.
Isaías 9
2O povo que andava na escuridão
viu uma forte luz;
a luz brilhou
sobre os que viviam nas trevas.
3Tu, ó Deus, aumentaste esse povo
e lhe deste muita felicidade.
Eles se alegram pelo que tens feito,
como se alegram os que fazem as colheitas
ou como os que repartem as riquezas
tomadas na guerra.
4Tu arrebentaste as suas correntes de escravos,
quebraste o bastão com que eram castigados;
acabaste com o inimigo que os dominava,
assim como no passado acabaste com os midianitas.
5As botas barulhentas dos soldados
e todas as suas roupas sujas de sangue
serão completamente destruídas pelo fogo.
6Pois já nasceu uma criança,
Deus nos mandou um menino
que será o nosso rei.
Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”,
“Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.
7Ele será descendente do rei Davi;
o seu poder como rei crescerá,
e haverá paz em todo o seu reino.
As bases do seu governo serão a justiça e o direito,
desde o começo e para sempre.
No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso
fará com que tudo isso aconteça.
Lucas 2
8Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. 9Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, 10mas o anjo disse:
— Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 11Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! 12Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
13No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
14— Glória a Deus nas maiores alturas do céu!
E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
15Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:
— Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.
16Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. 17Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. 18Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. 19Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas.
Devocional
O MELHOR PRESENTE... FOI POR AMOR
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).
Nossos netos esperam ansiosos pelo momento de receber seu presente de Natal. Fizeram seus pedidos, escolheram os presentes e estão na espera. A expectativa sobre o que virá é grande. Será que vovô e vovó vão me dar o presente que pedi? Que dia vou receber?
Claro que nos dedicamos a comprar o que pediram. Fico imaginando a sua alegria e reação, quando receberem e, principalmente, abrirem os presentes! Como é bom ter a expectativa correspondida! É fato que, dar presentes é um privilégio. Não importa se são caros ou baratos. O que importa é fazer o outro feliz.
Pois, foi exatamente, assim que Deus pensou quando estabeleceu o plano para a nossa salvação. Ao decidir enviar Seu Filho, ao mundo, com o objetivo de salvar a humanidade, Ele o fez por amor. Ele nos ama tanto a ponto de Seu amor nos constranger (2 Coríntios 5:14).
O próprio Jesus deixou bem claro quanto à sua espontaneidade em Se doar em nosso favor. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer (João 10:18).
Jesus é, sem dúvida, o melhor presente dado à humanidade. Por meio d’Ele, recebemos a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3:17).
Não importa se você tem condições de presentear alguém neste Natal. O que importa, de verdade, é que tenha prontidão em receber o melhor presente: a vida eterna, através de Jesus.
E tudo isso foi por amor, conforme está escrito: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8).
Não existe nada melhor do que o privilégio de passar a eternidade na presença de Deus. O presente já foi dado. Você já o recebeu ou ainda está em dúvida?
João 3
14 — Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, 15para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. 16Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.
Romanos 5
5Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.
6De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus. 7Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. 8Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. 9E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. 10Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. 11E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.
2Coríntios 5
14Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. 15Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.
A MANJEDOURA ESTÁ VAZIA!
E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura (Lucas 2:12).
A manjedoura é um recipiente retangular de madeira, onde se coloca a comida dos animais. Havia muita gente na cidade no dia em que Jesus nasceu. Todos os quartos estavam ocupados e, por isso, José e Maria lançaram mão de uma manjedoura.
Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lucas 2:7).
Próximo ao local, havia pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite (Lucas 2:8). De repente, um anjo foi até eles e lhes contou as Boas Novas: o nascimento de Jesus!
A Bíblia diz que eles foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. Depois de o verem, os pastores falavam a todos o que havia acontecido, e o que o anjo lhes havia dito a respeito daquele menino (Lucas 2:16-17).
Em seguida está escrito que eles voltaram aos seus campos e rebanhos, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, assim como o anjo havia dito (Lucas 2:20).
Naquela noite, o rei estava deitado numa manjedoura. Posteriormente, foi levado ao templo para ser apresentado ao Senhor. À medida que o tempo passava, o menino crescia e ficava cada vez mais forte e cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele (Lucas 2:40).
Aos doze anos Ele estava sentado entre os professores, ouvindo e fazendo perguntas a eles. E todos os que o ouviam estavam admirados com a sua inteligência e com as suas respostas (Lucas 2:46-47).
Mais alguns anos e Jesus iniciou Seu ministério, apresentou o Reino de Deus aos perdidos, curou enfermos, libertou cativos, ressuscitou mortos. Morreu crucificado, mas ressuscitou no terceiro dia.
A manjedoura está vazia... o menino cresceu! A Cruz está vazia... Jesus ressuscitou. Somente o trono está ocupado. Hoje, Ele está assentado no trono, à direita de Deus Pai e um dia, voltará coroado Rei dos reis.
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:11).
Enfim, é Natal. Um dia tão esperado pelas crianças para poderem usufruir dos seus presentes. Que alegria! Poderão compartilhar as dádivas recebidas com os amigos, primos e irmãos. Durante um tempo, não terão olhos para outros brinquedos, a não ser os recebidos neste Natal. Mas, à medida que o tempo passar, eles não terão mais o devido valor, poderão estragar e, logo, a pedida será por um presente diferente. Mas, é assim mesmo que acontece.
O Natal é o melhor e mais perfeito presente que o ser humano já recebeu. Foi preparado por Deus, mediante amor, carinho e sacrifício. Um presente eterno, sem prazo de validade e que jamais estraga. Este presente foi Jesus, Seu Filho, conforme está escrito. Mas, quando chegou o tempo certo, o tempo determinado por Deus, ele enviou seu Filho, nascido de mãe humana e viveu debaixo da lei, para comprar a liberdade para nós que éramos escravos da lei, a fim de que ele nos pudesse adotar como seus próprios filhos (Gálatas 4:4-5).
Muitos não compreendem, ainda, o verdadeiro significado do Natal. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (Tiago 1:17).
Certa ocasião Jesus disse assim: deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 14:27, 16:33).
Comemorar o Natal é ser grato a Deus pelo Seu cuidado, Seu amor e Sua misericórdia. Através de Jesus, obtemos a vida eterna e o privilégio de ter comunhão com Ele.
Este é o plano perfeito de Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se um ser humano e morou aqui na terra entre nós, cheio de graça e de verdade. E vimos a sua glória, a glória do Filho único do Pai Celeste! (João 1:14).
Desejo a você um feliz Natal com o entendimento do seu verdadeiro significado.
Lucas 2
10mas o anjo disse:
— Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 11Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!
Gálatas 4
4Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei 5para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
Tiago 1
17Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.
João 1
14A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.
João 14
27 — Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.